QUEM SOU EU

Olá, eu sou Manoel Netto, tenho 40 anos, sou baiano, atualmente morando em São Paulo / SP. Trabalho com computadores desde 1992 (PC XT rodando MS DOS), e com Internet à partir de 1997/1998.

Já pude experimentar diversas fases da computação nesses anos, mas sempre me interessei por programação e criação. Ao conhecer o ambiente web, não demorou para me envolver com desenvolvimento cliente-servidor, construir sites e sistemas que interagissem, experimentando diversas soluções existentes, em plataformas também diversas.

TL/DR

Atualmente trabalho em casa, desenvolvendo um projeto pessoal e tenho uma nano-agência de criação e produção digital. Já passei por startups e grandes corporações, atuando com concepção e desenvolvimento de produtos na maior parte do tempo, algo que amo fazer. Quer falar comigo? Lá no final da página tem as opções.

TIMELINE

(97…2007)

Além de programar, por noção e gosto pessoal, sempre estive envolvido na concepção artística dos websites e interfaces que desenvolvi ou fiz parte da equipe. Experimentei desde o HTML tradicional até animações e interações em Flash, tanto em trabalhos online quando offline (CD´s, apresentações, games). Estudei padrões web, acessibilidade, usabilidade e arquitetura da informação, o que me ajudou muito nos meus trabalhos.

Por conta da criação de blogs, acabei mexendo também com SEO (otimização para sites de busca), tanto técnicas como táticas para melhorar o desempenho de um site nas buscas. O que é muito interessante na manutenção de um blog é que pode-se brincar com ele, experimentar coisas, estudar coisas, pois não há um padrão pré-estabelecido a ser seguido e a estrutura é muito flexível. Minha experiência anterior com criação de CMS (gerenciadores de conteúdo) e manutenção de sites de clientes me possibilitaram ter uma vivência ainda mais rica com esses testes.

(2007…2009)

Os blogs me trouxeram um contato grande com pessoas, algo que se esquece quando se lida muito com máquinas. Esse contato foi fundamental e definitivo para me apaixonar pela Midia Social, afinal de contas eu sempre acreditei que esse era o princípio básico pelo qual a Internet foi criada: compartilhar, conectar pessoas. E conectou. Em menos de um ano organizei, junto com amigos que nem mesmo conhecia pessoalmente, um evento com blogueiros, participei de outros tantos, conheci muitas pessoas interessantes que fazem a Internet brasileira e finalmente, assumi um grande projeto de Internet no Brasil: o BlogBlogs (R.I.P.), criado por Manoel Lemos, na WebCo Internet (R.I.P.).

Equipe de produtos - WebCo

Por um ano e meio, tanto na WebCo como depois da fusão, na Abril Digital (R.I.P.), assumi a posição de Gerente de Produto (após a fusão, também do Brasigo e LiveStream), ajudando na organização, planejamento e relacionamento dos produtos com seus usuários e parceiros.

(2010…2012)

Em 2010, assumi um novo grande desafio no UOL: Developers Community Manager para UOL HOST e PagSeguro. O foco eram os desenvolvedores, mas não se resumia a eles. Basicamente o trabalho foi ser uma ponte entre esses usuários e a empresa, colhendo feedbacks, sugestões e críticas, organizando e encaminhando às pessoas certas. Isso foi feito individualmente ou em grupos, via Internet ou face a face.

Após um ano nessa posição, fui convidado a assumir a posição de Coordenador de Produtos, dessa vez  com os produtos SaaS Loja Virtual e E-mail Marketing, no UOL Host, função que exerci com prazer e orgulho e quando conheci pessoas fantásticas.

Pouco mais de um ano depois o Pedro, da LeadMedia, me fez um desafio irrecusável: implementar uma cultura de produtos na empresa e gerir os processos de integração entre os times de desenvolvimento e comercial. Foi um período intenso, tanto que acabei assumindo também o time de conteúdo e SEO. O modelo que criamos para o BlackFriday Brasil foi adotado nos 2 anos seguintes e obteve um ótimo resultado em participação e vendas.

(2013…2014)

Nesse meio tempo minha atual esposa ficou grávida e em 2013 jogamos tudo para o alto e fomos receber nossa filhota no litoral sul de SP, empreendendo em duas frentes: o Tecnocracia.Net (agora MadHat.Haus) e nosso pet project de e-commerce, o Printorama.

fotos-litoral

Foram 2 anos enriquecedores. Participar diariamente da evolução e crescimento de minha filha e também de nossos 2 projetos profissionais, foi sensacional. Aprendemos muito, com muitos percalços e obstáculos – claro – mas também muito unidos e curtindo nossa família e a natureza.

(2015…2017)

Voltei para São Paulo, fechei o Printorama (sdds) e comecei a trabalhar na ThoughtWorks Brasil, uma empresa de consultoria em desenvolvimento de software, exercendo o papel de Business Analyst e com foco no que amo fazer: produtos. Foi um aprendizado muito bacana e aproveitei bastante trabalhando em alguns projetos bem interessantes.

Tive a oportunidade de trabalhar com várias pessoas bastante competentes, além de conquistar bons amigos, novos conhecimentos e crescimento como profissional e como pessoa, sem nunca perder o foco principal do meu trabalho até aqui:

A Internet é feita de pessoas.

ENCONTRE-ME ONLINE

FALE COMIGO

Para falar comigo você pode me enviar um e-mail diretamente através do endereço email@manoelnetto.com ou acessar o formulário de contato.

MN.